
Na semana passada pudemos assistir a vitória do brasileiro Filipe Toledo no campeonato mundial de surf e confesso que fiquei emocionada de ver a repercussão desse feito histórico. Das muitas reportagens que noticiaram a vitória de Filipinho, uma em especial me chamou muita atenção: ouvir a australiana (também campeã mundial deste ano) Stephanie Gilmore elogiando o colega de profissão de forma emocionada e muito espontânea.
Eu acompanho a história de Filipinho há alguns anos, por influência de meu marido que é grande admirador do surf. Sempre falei em casa que: de todos os brasileiros talentosos no surf, minha torcida sempre foi maior para o Filipinho. O jeito simples e sempre tão família que ele tem, cativaram minha admiração por ele…
Depois de 9 anos competindo na elite mundial do surf, tendo conquistado alguns terceiros e segundos lugares, ele finalmente conquistou o título mundial. E comemorou muito!
“Quem está perseguindo seus sonhos, continue porque vale a pena”, disse Filipe Toledo.
“É difícil, você cansa, tem muitos altos e baixos, mas você pode conseguir.”
Enquanto para Filipe esse foi o primeiro título mundial de surf, Stephanie Gilmore conquistou seu oitavo campeonato. E ali, emocionada recebendo seu oitavo troféu de campeã mundial, ao ser entrevistada no pódio ela deu um show de simplicidade e simpatia. Ela não só agradeceu sua torcida e familiares por sua vitória, mas dispendeu de alguns bons minutos para elogiar seu técnico, agradecer os outros colegas pelo companheirismo ao longo do ano nas várias etapas da competição e, a parte mais legal, para demonstrar o quanto ela estava feliz pela vitória de Filipinho.
Não é sempre que a gente vê alguém elogiar e enaltecer um “colega de trabalho” como Stephanie fez. Em especial mensagem ao Filipe ela disse: “Estou muito feliz por você, Filipe Toledo. Você batalhou tanto… Merece esse título não somente por sua excelente performance, mas também por ser o cara mais legal desse campeonato!”.
Seja em um esporte de alta performance, seja no dia a dia no escritório é muito bom estar cercado de pessoas que vibram por nós, que reconhecem nossas habilidades, respeitam nosso jeito de ser e que nos apoiam.
Um estudo realizado pela Harvard Business Review apontou que os efeitos de se dizer coisas agradáveis sobre os colegas de trabalho, diretamente para eles, vão muito além de um upgrade na autoestima. Essa prática pode trazer impactos muito positivos no relacionamento de equipe, no engajamento do time e aumentar o senso coletivo de pertencimento. Além disso, de acordo com estudos de neurociência: ao receber um elogio nosso cérebro produz dopamina, que aumenta a sensação de bem-estar e consequentemente aumenta nossa produtividade.
Não perca a oportunidade de fazer um elogio a um colega de trabalho! Destacar pontos fortes, elogiar um trabalho concluído ou apresentado… Pode ser uma coisa pequena ou simples. O importante é que o elogio seja genuíno e espontâneo. Reconhecer alguma ajuda ou suporte que recebeu. As oportunidades são muitas! E vamos combinar que: de críticas o mundo já está cheio, não é mesmo?!
E você, quando foi a última vez que elogiou um colega de trabalho?
O efeito pode realmente ser surpreendente!
